quarta-feira, 31 de julho de 2013

CARTA DE JOÃO DA SILVA TAVARES AO GOVERNADOR em 1783

    Mais um documento do APM que Mostra que Houve Moradores em Santana do Manhuaçu nos Anos 1700.

   
Ilmº e excmº
Já dei parte a V. Excia do estado deste continente, e (...) vou também expor a V. Excª que não descuido dever se pois ... ....... Legalizados na portaria de 28 de janeiro de de 1783. Q me Remeteu o Ilmo e Exmo Sr D. Rodrigo Joze de Meneses, sendo Governador e Cap. General desta capitania os quais se tem adiantado na forma que desejo por temor do gentio(Indio), falta de guardas e munições que agora mando buscar, para em parte, (...) por o comando em Sta Anna do rio Maiguaçu Cujas picatas já mandei cortar para o rumo mais suave e perto d’aquele que seguiu o Ajudante Jose Joaquim de Siqueira e Almeida,  e não chegou a conseguir com abundancia de gente,por distante, e outros impossiveis q encontrou, e pretendo ver aquelle córrego outros seus adjacentes verificar pessoalmente a verdade dos ( ...)(...)verificados por vários mineiros e sujeitos que já La moraram no tempo da residência do defunto Sargto Mor Pedro Bueno (cacunda) q tirou abundancia de ouro a trinta ou mais anos, q lá morou refugiado; Sendo o meu principal intento não (...)  Reais e comuns interesses: Mas também o desejo deq severifique esta conquista a favor daqueles, que destituídos de particulares intenções procuravam (..) da Religião, como objetoprincipal das suas , e reais intenções de de Sua Magestade (...) na redução do gentio ao (...0 da Igreja, para gloria de Deus e aproveitando das suas almas e dos interesses que aspiram os povos na diligencia.
            A que mando proceder sem deichar de contemplar e serme esta ação batatemente sensível nas despesas, por ter só em meu sucesso(...) (...), e a limitação de alguns moradores (...); e de tudo que resultar ou houver neste continente de novo,darei parte a V. Excª como devoe tendo obrigação.
            Dos Índios que fugiram daqui ficou umcasal comcinco filhos, e uma índia cega, e outra que pretende casar-se com um soldado que foi pedestre  e senão tem efetuado esta diligencia por não haver previsto nas despesas dos papeis da parte dele, e todos precisados (...) espiritual por serem batizadosdecujas diligencia (...) do reverendo Pároco nas (...) (...),e os (..) com necessários para com vivencia da vida.
            Os Ilmos e Exemos senhores Generais Prodecessores de V. Excª recomendavam ação particular que as d´vidas, ainda no caso (...) haver os credores  por meio de justiça, qo regente (..) as partes, fazendo que os devedores depois de tirarem o q precisa para sua conservação, fossem satisfazendo do mais aos seus credores, pelo melhor meio que lhe determinava certas providencias, havendo alguma utilidade não deixaras de ser útil a (...).
            As estradas que vai deste continente( lugar) para a capital se acha incapaz de se viajarpoe ao ser limpa regularmente a bastante(muito) tempo, da ponte do rio doce para estas partes,os povoadores nãopodem fazer, mas divididas a extenção ao meio, que se (...) ser as passagems chamadas pinguelas, distantes da mesma ponte doze léguas(72KM) (...) (...) gente se poderá concluir em vinte dias, porpouco maisou menos , para serlimpas e fazer algumas pontes nos córregos; Se V. Excª por suas (...) piedade assim determinar ao cabo do destacamentoo Sebastião José Cordeiro, ou Alguém V. Excª por o serviço, por se dar cabo da ponte ( terminar  a construção) da ponte, perto das Comendancias de Antônio Dias e outras circunvizinhanças,nas quais há gente bastante a vadiar ( á tôa).
A Ilmª e Excª Pessoa de V. Excª Grande 
Cuithé 7 de Feverº de 1784.
Seu Menor Súdito

Ass João da Silva Tavares