sábado, 27 de julho de 2013

Carta do Ajudante de ordens Joaquim José de Siqueira e Almeida de 1782

Atualizado em 28/02/2016.

Carta de Jose Joaquim de Siqueira escrita em 21/07/1782, Fala de Santana do Manhuaçu e cita Pedro Bueno Cacunda que também passou na região anteriormente. Como êle diz na Carta que do Alvarenga ao Santana tinha trinta e Tantos córregos, o Ribeirão que ele cita é outro Ribeirão.  A Carta está disponível no Arquivo Publico Mineiro.


(29/08/2013)- Segue abaixo o que consegui transcrever de cinco Folhas da carta da Carta de José Joaquim de Sequeira e Almeida de 21/07/1782. Peço comentar caso tenha alguma divergência, pois tive dificuldades de entendimento, fiquei sem entender muitas palavras e alguma parte do texto ficou sem sentido. Procurei manter como estava escrito as Palavras. não sei se tinha erros de português ou se na época era assim mesmo. 


" Logo que cheguei a esta conquista me fui apiar na casa do coronel regte. E Vendo-o hum pouco consternado lhe expus em qual destino V Excª faria esta expedição por Intelig.(ideia) de sua Majestade; e em abono seu, e que eu  o vinha ajudar, e o que queria só hera se executasse as ordens de V Excia, e que me(eu) o Executor, ..lhedisse algumais para se dar principio as minhas diligencias: sequer eu q esta errado q se praticava ... , o faria entrar com gasto nesta expedição, mas cada vez mais o via mais frio e frouxo; pouco a pouco, fui examinando o seu animo, e Separando ........ me falava seu sabia q tinha mandado vir parte de sua esravatura, lhedisse  um dia se faria tenção de mandar vir sua fabrica, diseme, q não se tinha visto sitio enque podesse arrumar;  Então lhedisse q’ bem diziam os mineiros, q’ aqui não há ouro como queria me acreditar este continente se .. ... ...........odesacreditava; e que estando eu com mantimentos, pedestres, e munições e revendo este povo, não achava aonde estabelecer a sua fabrica, e como hera útil esta conquista aos mineiros, não tendo nenhum .... ..... .....:Vendo-se assim atacado singiu os ombros e q mandava vir vinte escravos, poucos dias depois chegaram e como eu lhetinha declarado q hia para Mayguassu seguindo ordem de V Exa, me preparava em segredo e o guarda mor João Manoel Pra hirem pra Sta Anna q
des angoa em sto Estevão.(naquela época não conhecia bem a geografia da região, se observar o mapa de 1779 mostra erradamente o sto Estevão. Na realidade Ribeirão Santana deságua é no Manhuaçu)
                Assim q cheguei a Sta Anna do Mayguassu e não achando o que deveria eqª apenas .... acomodar um serviço de 60 pessoas, Ordenei ao ....... da parte de V.Exa não mandar dar datas em Sta Anna e Sto Estevão, athe que não chegasse o Cap Joanico. Como avizou  V.Exa, pouco depois me chegou uma carta que não gostei, q motivou a carta inclusa, q depois de afazer .....  e arrependi de fazer, não por q confesso obrei mal, mas por q sei q as vezes a nos, e a influencia d’alguns, são a cauza das desordens desta conquista  e de ..........a S. Magestade. O Horror de cabedal que V Exa não ............. .
                Tem sido objeto desta conquista os índios, e examinando  o ....... acho de pedestres ......... , e q vivem cazados sem o serem, da por desculpa o q’ a ..... q tem a fazerem com a ...... da igreja He quererem as molheres vestidas com roupas bonitas; os quais compoe se de seis homens e 18 molheres e 12 pequenas hestes continuamente estão vivendo segdo as seus seitas e continuamente estão na sua sinagoga, He  tal indecencia em q as vi me obrigou a dar-lhe huma peça de ...... para cobrir sua desnudez. S. Magestade gasta hum cem numero de fazenda com estes homens MS se não mandar a  ... de fardamento por lista p cada hum anno deve mandar o regimento assinado por me e pelo vigário da freguezia , a conteplar com ate aqui q tem como destino cobrirem as molheres. Molheres meretrizes, e passarem com mais honrar a virgindade.
                Procurei pelas armas pertecente a s. Magestade e ferramentas q tinhao vindo para a conquista, e não achei sinão enxadas perguntando pelas primeiras dão se por desculpas o Rio, q tendo consumido algumas  serve ........... e sabendo  eu que setinha vencido hum em Antonio Dias abaixo q Mel Jose Dias tinha trazido para conquista quando ....... entrei averiguar aonde estava e acheia na mão da ............ este He o Rio q consome tudo e q ........ este...... . enquanto temos gasto com os índios na conquista e não há nenhuma............ e não haver um livro de receita e despeza, e depois não há de dar contas e finalmente se não sabe governar a se mal pode administrar a fazenda do rei.
                Há aqui hum monopólio de certas pessoas  q vem e si os gêneros q vem de fora e não se admite a ninguém mais este comercio para assim venderem por mor preço  ......................
.........................................................................................................................................................
Toda importância do dinheiro q tinha vindo para a pagando-se so aos que ficarem servindo, .........................ficando por histo algum soldado que estão trabalhando sem soldo: sendo preciso cobrir setecentas oitavas q sahíram com hum negociante Manoel Francisco a buscar fazendas cito logo sahio Mel Jose Dias pra com estes gêneros ............pagarem os soldados q todos se queixam estar sem remédios.
                               ............................ de baixas e alta aos soldados tem dado cauza .......abuzos V exca sabe q a poucos dias antes da minha partida recebi de V E uma lista de outenta e como não achei se não secenta examinei a cazo de não aver mais e achei q logo q soub e da minha vinda se deu baixa antecipadamente. R os escravos do Sobrº regente do....................dos treis capitaens e hum pequeno índio q andava na escola coutros: e para q eu não .........................não me quizeram dar conta pª não atentarem com .......a verdade dos fatos.
                Há outras cauzas q me não importam nem são são da inspeção que V. Exª  aqui me dirigiu porisso não notifico a V.Exª com elas porque ..................qto são sensiveis a V Exª estas desordens mas me paressem dgnas de providencias.
                Chegou Finalmente o celebre Cap Joanico q veio p esta conquista como Exma Pessoa ...........V Exª para Lhefazer mostrar a grandeza do Mayguassu e Seus Corregos depois de ter explorado todo o sertão do rio Doce até Sta Anna q dizia sabia e trouxe  por produtos da sua deligcª jornais pra meia oitava por semana e não por dia como eu avizei a a V Excª o cap permitia (confirmava).
                Estando eu perplexo por ter dirigido os primeiros estabelecimentos para aquela paragem por ver o córrego de Sta Anna Lavrado athe sua cabeceiras e sucavado de huma contra a marge por Pedro Bueno pra examinar se subiao  gupiaras (faisqueiros): Chegou me avizo dos cabos q ficarao na feitoria do caminho q se tinha parado avia doze dias , por chegar huma serra q não ademetia passagem por parte alguma e q querendo cortala refizeram oitente e tantas noites e não poderam conseguir por ser daí athe acima contra ..... equerendo procurar rodeio por outra parte não foi possível achar-se: logo sem perda de tempo marchei a providenciar esta confuzão , encontrado o rio eu pude vencer em huma so canoa em quatro dias a que me levou dez e achei q principiavam nova estrada por outro rumo q fiz logo suspender, e imediatamente mandar abrir o caminho q sefez PA VEcxª hir aos córregos de sto Antonio e Alvarenga prª hir a sentar os serviços no de Sta Anna q dês angua em sto Estevão coma já avisei a V Excª.
                Este passo errado me atrazou muitop a estabelecimento em continuadas chuvas aoudão a dilatar as idéias ..........de V Excª e a continurem athe eu desanimarei deconceguir desta obra tão útil.
                Para de huma vez cessarem as ideiasd q se tem levantado a esta pobre terra, e para VExcª conhecer de huma vez o que conteina  enviei este .... ..... fiz explorar de Sta Anna de Mayguassu athe o Alvarenga, trinta e tantos córregos q...... nas suas barras pobremente, mas athe isto não quero q fique sem ver suas cabeceiras e recomendei q se fizesse co.... .... pondo-as de acordo de ... ... .." 
.

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/brtacervo/brtacervo.php?cid=917